Essa é uma pergunta muito complicada, mas se eu tivesse que responder com apenas uma palavra, seria: Borgonha.

O famoso vinho tinto da Borgonha é feito a partir de uvas 100% Pinot Noir e eu acho que você vai encontrar várias pessoas que, sem dúvida, acham o Borgonha o melhor vinho tinto do mundo. É certamente o vinho mais caro do mundo. Quer dizer, o vinho mais prestigioso da Borgonha, Romanee-Conti, do qual apenas cerca de 450 caixas são produzidos por ano a partir de uvas cultivadas na vinícola Romanee-Conti, de 4,5 hectares, é o vinho mais caro do mundo. A lei da oferta e da procura está, obviamente, em jogo aqui, mas, por exemplo, em 1996, a Sotheby’s leiloou um conjunto de oito garrafas de 1990 Romanee-Conti por cerca de 700 mil reais; Que é mais de 80 mil reais por garrafa para um vinho que foi feito apenas seis anos antes! Parece muito dinheiro para um vinho, mas de qualquer forma, aqui está o que o crítico de vinho Clive Coates tem a dizer sobre Romanee-Conti:

“Este é o mais puro, mais aristocrático e mais intenso exemplo de Pinot Noir que você poderia imaginar. Não só néctar: um critério com o qual julgar todos os outros Borgonheses.”

4894221525_01955c5d37_z

Eu também diria que a Borgonha faz o melhor vinho de qualquer região produtora de vinhos do mundo por causa de seus vinhos brancos, os dois mais famosos dos quais são Chablis e Montrachet. Burgundies brancos são mais conhecidos como “Borgonha branca”, e na sua maioria feita a partir de 100% de uvas Chardonnay. Chardonnay é sem sombra de dúvidas a uva de vinho branco mais popular do mundo e, na opinião da maioria dos especialistas, encontra a sua maior expressão na Borgonha. Montrachet em particular é considerado por muitos como o maior vinho branco seco do mundo. Assim, a Borgonha produz indiscutivelmente os melhores vinhos tintos e vinhos brancos do mundo.

Enquanto algumas pessoas consideram a Borgonha como o melhor vinho tinto do mundo, essa distinção é geralmente dada a outro vinho francês: Bordeaux, elaborado a partir da famosa mistura de Bordeaux das uvas francesas nativas, Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc – os dois primeiros que são muito populares em todos os países produtores de vinho. A França também tem outra excelente região vinícola branca na Alsácia, que faz com que alguns dos melhores Rieslings do mundo, Gewurztraminers, Pinot Gris, Pinot Blancs, e eu ainda não mencionei Champagne, que é sem paralelo entre os vinhos espumantes do mundo.

3836805829_02512d5730_z

Outra indicação da posição dominante da França no mundo do vinho é a inegável influência que o país teve nos novos produtores mundiais – as uvas para vinho produzidas na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, América do Sul e Califórnia são em grande quantidade, de Origem francesa. Acrescente-se ainda mais: devido ao fato de que a França é, na maioria dos anos, o maior produtor de vinho do mundo, há muitos excelentes vinhos franceses disponíveis a preços muito razoáveis. Um par de áreas para procurar pechinchas são o Vale do Loire e sul da França. É possível comprar vinhos excelentes feitos nestas regiões para tão pouco quanto a 30 ou 50 reais. Na verdade, você pode até mesmo obter alguns Bordeaux para preços muito razoáveis. A França está apenas cheia de boas barganhas de vinho, pela mesma razão que também produz alguns dos vinhos mais caros: oferta e demanda. Enquanto alguns dos vinhos mais procurados da França estão em oferta limitada, o país também produz uma quantidade surpreendente de vinho realmente bom.